Ir para conteúdo do site
CIDADÃOcidadao
SERVIDORservidor
EMPRESAempresas

Ir para conteúdo

Prefeitura de Porangaba
Notícias
Principal   Notícias
 

01/04/2019 às 13:13:00
Projeto Musica na Praça da Cidade de Tatuí recebeu a Banda Municipal Maestro Pingo de Porangaba

Projeto Musica na Praça da Cidade de Tatuí recebeu a Banda Municipal Maestro Pingo de Porangaba

 A Prefeitura Municipal de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, realizou no último sábado (30/03), na Praça da Matriz o Projeto “Música na Praça”, com a apresentação da Banda Municipal Maestro Pingo regido pelo Maestro Henrique Machado.

 Porangaba é conhecida como “Cidade Sinfonia” e tal qualificação se relaciona à cultura musical implantada pelos imigrantes italianos, a partir de 1898, quando formaram a primeira banda de música “Banda Santo Antônio” e foi intensificado ali o ensino da arte musical. O aprendizado floresceu, pois, em sequência, surgiram novas bandas que contribuíram para formação de novos músicos que até hoje ainda divulgam e elevam os nomes da cidade. Ainda hoje muitos recordam a Banda “Santa Cecilia” que foi formada em 1950 e que se tornou “tricampeã estadual”, nos anos 60 ao participar de concursos de bandas. Com a união da Banda Santo Antônio com a Banda Santa Cecilia nos anos 70, surgiu a Corporação Musical Porangabense que manteve atividade até meados de 1990. Em 2005 surgiu a Banda Municipal de Porangaba sob a batuta do Maestro Lázaro Nogueira (Maestro Pingo), que renovou a geração musical da cidade, a banda ficou inativa de 2013 a 2018, ano que ganhou novo fôlego com a liderança do Maestro Henrique de Campos Machado e total apoio do Prefeito Luiz do Deraldo.

 No dia 15 de novembro de 2018, em reunião na sede da banda, ficou consignado pelos membros da mesma que a banda municipal receberia o nome do Maestro Pingo, em consideração aos seus trabalhos na música e na formação de músicos. Após a denominação ter sido aprovado na Câmara Municipal foi sancionado pelo prefeito Luiz Carlos Vieira Sobrinho em 03 de dezembro de 2018. Assim a “Cidade Sinfonia” continua na arte musical através da Banda Municipal Maestro Pingo.

Sobre o Regente:

 Henrique Machado iniciou seus estudos musicais em Porangaba, sob orientação do Maestro Pingo. Em 2006, ingressou no Conservatório de Tatuí, onde estudou com os professores Anselmo Pereira da Silva e Otávio Blóes, concluindo o curso em 2011. No Conservatório de Tatuí, integrou a Banda Sinfônica Jovem, Orquestra Sinfônica Jovem, Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí (como aluno convidado) e Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, atuando sob regência de maestros como Frank Battisti (EUA), Gregory Fritze (EUA), Felix Hauswirth (Suiça), Rafael Sanz-Espert (Espanha), Pablo Dell’Oca Sala (Uruguai), Dario Sotelo (Brasil), João Mauricio Galindo (Brasil), Marcelo Jardim (Brasil), entre outros. Atualmente é aluno do curso de aperfeiçoamento em flauta transversal no Conservatório de Tatuí, sob orientação do professor Otávio Blóes.

Sobre o Projeto Música na Praça:

 Resgatado em 2017, a ação cultural “Música na Praça” ressalta o título de Tatuí “Capital da Música”. O projeto, que teve início da temporada 2019 em 16 de março apresenta musicais que vai do Erudito ao Popular.

Sobre as aulas em Porangaba com o Maestro Henrique Machado:

 As aulas com o Maestro Henrique Machado através da Prefeitura Municipal de Porangaba, estão acontecendo todas as terças feiras, em três horários e tem contado a presença de dezenas de crianças, jovens e adultos. As matriculas continuam abertas pra novos alunos, maiores informações através do telefone 15 3257-1330, falar com Saleti Barreto.

 
 
 
 
Prefeitura de Porangaba-SP
Endereço
Rua: Professor Antônio Freire de Souza, nº 100 - Centro
CEP: 18260-000
Atendimento
De Segunda a Sexta-Feira das 09:00h ás 12:00h e das 13:00h ás 16:00h.
Contato
(15) 3257-5620
E-mail: governo@porangaba.sp.gov.br
Seta
Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados - Instar Internet Instar Internet