29 AGO 2019
NOTA INFORMATIVA: VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA 2019 CÃES E GATOS

A VIGILÂNCIA EM SAÚDE INFORMA: NÃO HAVERÁ VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA NO ANO DE 2019

O comunicado partiu da Coordenação do Comitê estadual de Vigilância e Controle da Raiva do Instituto Pasteur, através do Oficio Circular IP DG 06/2019, assinado pela Diretora Técnica de Saúde II Luciana Hardt.

O ofício transmite a justificativa dada pelo Ministério da Saúde que por questões burocráticas, não mantém em seus estoques doses suficientes para atender a todos os estados da federação.

Sendo assim ficou definido pelo Ministério da Saúde que apenas os estados do Maranhão, Ceará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Acre vão receber as doses oficialmente, devido as grandes incidências de casos de raiva nestas regiões.

Já os demais estados da federação, devem fazer o monitoramento através da vigilância sanitária e em caso de surtos ou desencadeamento da doença o Ministério da Saúde deverá ser comunicado oficialmente, com apresentação de planilhas, para que sejam tomadas as providências cabíveis.

Lembrando que o Ministério da Saúde manterá um estoque preventivo da vacina para atender os casos que possivelmente possam aparecer.

A vigilância em saúde da Saúde de Porangaba, alerta os proprietários de cães e gatos para que mantenham seus animais vacinados, sendo que para isso deverá procurar os serviços particulares, já que este ano, não haverá campanha de vacinação.

Atenciosamente,

Cristiana Aparecida Ribeiro