07 AGO 2017
Prefeitura municipal de Porangaba realiza curso de cuidador de idoso

A Prefeitura de Porangaba através da Secretaria Municipal de Assistência Social, está realizando curso de Cuidador de Idosos, com o objetivo de capacitar profissionais para zelarem pela integridade física, psicológica e pelo bem-estar dos idosos, seja em casas de repouso, ou para atuarem em acompanhamentos particulares.

O curso teve início dia 20 de junho, com um total de 20 participantes e duração prevista de 2 meses. Tem como introdução, abranger o envelhecimento populacional, mitos e preconceitos do envelhecimento, violência contra pessoa idosa, qualidade de vida do cuidador e do idoso, ética profissional, principais patologias presentes na velhice, estatuto do idoso, escaras, posicionamentos e transferências, memória, importância da vacinação, prevenção de quedas e adaptação de ambientes, importância de atividades físicas, exercícios para idosos acamados, independentes e cuidadores, aspectos nutricionais do envelhecimento, emergências no domicílio, direitos e deveres do cuidador de idosos, síndromes geriátricas, morte, luto e viuvez, motivação para cuidadores, técnicas de higiene e conforto.

O curso está sendo ministrado pela professora Paola de Campos, profissional capacitado na área de Gerontologia, terá carga horária de 60 horas, sendo 45 horas aula teóricas no espaço do Anfiteatro do Centro Cultural “Vereador Abílio São Pedro” em Porangaba e 15 horas aulas práticas no Lar São Vicente de Paulo em Tatuí.

Este curso em sua totalidade é custeado com recursos da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e Prefeitura Municipal de Porangaba.

Secretaria de Governo