Ir para conteúdo do site
CIDADÃOcidadao
SERVIDORservidor
EMPRESAempresas

Ir para conteúdo

Prefeitura de Porangaba
Notícias
Principal   Notícias
 

03/05/2019 às 10:02:00
BuZum! chega a Porangaba com o espetáculo “Curumim” trazendo lendas indígenas

BuZum! chega a Porangaba com o espetáculo “Curumim” trazendo lendas indígenas

 Porangaba receberá na próxima semana o ônibus do projeto Buzum!, um veículo adaptado que se transforma em um palco de apresentações de teatro de bonecos. Uma atração totalmente didática que está encantando os alunos de todo o Estado de São Paulo. O programa é realizado em parceria com o Instituto CCR e a Prefeitura de Porangaba através da Secretaria de Educação do Município. O espetáculo “Curumim” acontecerá no dia 7 de maio (terça feira) para 350 crianças da Escola Joaquim Francisco de Miranda

 O espetáculo “Curumim” é uma homenagem à cultura indígena, aos costumes desse povo e a relação deles com a fauna e flora regional brasileira. Segundo as crenças, tanto as plantas como os animais possuem os seus protetores que inspiram a todos. “Nós escolhemos contar uma das inúmeras histórias indígenas, a ‘Origem da Mandioca’, essa raiz brasileira, tão presente na nossa culinária e cultivada pela primeira vez pelos povos indígenas”, explica Mariane Gutierrez, Diretora de Produção do BuZum!

 A história, que é encenada por divertidos atores, conta que há muitos anos, existia uma aldeia dentro de uma floresta. Todos viviam em perfeita harmonia. Um belo dia nasceu Mani, uma menina bem branquinha, muito diferente de todos os curumins da aldeia. Algum tempo depois, a aldeia passou por um momento de escassez de comida e todos passaram fome. Os peixes sumiram e as árvores pararam de dar frutos. E de repente, sem que houvesse alguma explicação, Mani deixou de viver.

 Posteriormente, de dentro da oca onde morava, nasceu uma planta muito diferente, que tinha uma raiz branquinha por dentro, como Mani. Deram então o nome de MANI OCA, MANDIOCA, essa raiz tão poderosa, que foi capaz de saciar a fome de todos da aldeia.

 O prefeito Luiz do Deraldo parabeniza a cia teatral BuZun! e o instituto CCR pelo incentivo e apoio cultural.

 
 
 
 
Prefeitura de Porangaba-SP
Endereço
Rua: Professor Antônio Freire de Souza, nº 100 - Centro
CEP: 18260-000
Atendimento
De Segunda a Sexta-Feira das 09:00h ás 12:00h e das 13:00h ás 16:00h.
Contato
(15) 3257-5620
E-mail: governo@porangaba.sp.gov.br
Seta
Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados - Instar Internet Instar Internet