A Prefeitura de Porangaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no dia 28 de fevereiro uma grande mobilização da campanha “Porangaba contra a Dengue”, reforçando as ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti em todo o município.
A iniciativa contou com visitas domiciliares, orientação à população, eliminação de possíveis criadouros do mosquito e ações de limpeza em locais que poderiam favorecer também a proliferação de escorpiões. O trabalho teve como foco principal conscientizar os moradores e reduzir riscos à saúde pública.
Durante a mobilização, as equipes realizaram uma ampla retirada de materiais e entulhos, totalizando 10 caminhões toco, 6 caminhões trucados e 6 carretas de trator, que estavam acumulados em diferentes pontos da cidade e poderiam servir de abrigo para o mosquito da dengue e outros animais peçonhentos. O volume expressivo demonstra a força e a efetividade da ação conjunta realizada no município.
O prefeito João Carlos Alves Barros (Cal) apoiou a iniciativa e destacou a importância da prevenção. Segundo ele, o combate à dengue depende do trabalho do poder público, mas também da colaboração de toda a população.
A administração municipal agradece o empenho das equipes da Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Endemias e servidores do setor de Obras, além da participação da população, que recebeu a campanha de forma positiva. Também foram fundamentais para o sucesso da mobilização o apoio dos secretários Ricardo Fogaça e João Merlin.
A Prefeitura reforça que a prevenção é a melhor forma de combate e segue firme no trabalho para manter Porangaba protegida, promovendo mais saúde e qualidade de vida para toda a população.