10/09/2019 às 08:51:00
PREFEITURA DE PORANGABA REALIZA CAMPANHA DO TRACOMA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

A Secretaria Municipal de Saúde juntamente com o subgrupo de Vigilância Epidemiológica de Avaré e apoio da Secretaria de Educação, realizaram no dia 28 de agosto a Campanha do Tracoma em escolares da rede pública municipal, cerca de 200 crianças foram examinadas com idade entre 5 e 9 anos.

“Essa foi uma exigência do Ministério da Saúde, sendo detectado apenas um caso da doença. A criança diagnosticada juntamente com sua família receberam o devido tratamento a base de antibióticos, como a transmissão ocorre por meio de secreção dos olhos de uma pessoa para a outra e por objetos contaminados é fundamental o tratamento de todos os residentes da casa,” afirmou a responsável pela Vigilância Epidemiológica Cristiana.

Entenda a doença

É uma doença inflamatória dos olhos, causada pela bactéria Chlamydia Trachomatis e ocorre principalmente em crianças. Necessita de tratamento, pois em muitos casos a doença pode não apresentar sintomas e as lesões provocam atrito da pálpebra com a córnea e podem prejudicar a visão.

Deve-se ficar atentos aos olhos: se estiverem vermelhos e irritados, lacrimejantes e com secreção, coçando, com sensação de área e intolerância à luz.

Para evitar o contágio, a dica é incentivar as crianças a lavarem as mãos e rosto várias vezes ao dia, não coçarem os olhos, não usarem toalhas ou lenços de outras pessoas.